sábado, 12 de março de 2011

Gerações à Rasca

Hoje, dia 12 de Março de 2011, está marcada uma manifestação que se intitula "Protesto da Geração À Rasca". É curioso observar como esta manifestação inicialmente tinha todos os motivos da sua existência, mas rapidamente se reduziu a mais uma manifestação sem causa, relacionada com o falso sentimento de mudança que hoje em dia está na moda.
A verdade é que a geração "à rasca" primordialmente se referia à geração acabada de se licenciar e empregada, que tenta independentizar-se dos seus pais, mas falha devido ao salário baixo e à falta de oportunidades de emprego sustentável e estável.

No entanto, rapidamente a manifestação mudou o seu objectivo e legitimidade. Obedecendo ao princípio do século XXI "quantos mais melhor", os responsáveis pela manif. alargaram o conceito de "geração à rasca" de tal forma que no seu manifesto se identificam com : " Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal."


O que se sucede  é que ao juntar tanta gente diferente com tantos motivos de protesto não se consegue dar uma unidade ao protesto e em vez de se tratar de uma manifestação com um corpo e uma causa, trata-se de pessoas a fazerem barulho e a cantar os lemas clichês insultuosos que apenas tiram credibilidade à causa.


Também ouvi dizer que o PNR ia ter uma manifestação marcada para hoje em Lisboa, e que se iriam colar à "geração à rasca". Confesso que não tenho a certeza desta informação mas se tal for verdade, denuncia duas coisas : 
1- O PNR é tipo o miúdo de que ninguém gosta e que nas fotografias poem-se tipo emplastro à espera que alguém note nele.


2- Que o protesto hoje em dia é uma actividade de fim-de-semana em que não são precisos motivos senão não ter nada para fazer e querer pôr as fotografias no facebook de "participação política" (note-se o meu tom irónico).


Para aqueles que verdadeiramente são afectados e estão realmente descontentes com o seu estado actual, dou-vos um conselho: Nas próximas legislativas, em vez de votarem  no PS e no PSD como têm feito até hoje, procurem outras alternativas e caso não encontrem votem em branco.


Se o Governo tem legitimidade para governar porque fomos nós a escolhe-lo, então, caso o Governo  governe mal a culpa é nossa.


Há mais 4 partidos na assembleia.

1 comentário:

  1. Geração à rasca são todos os portugueses que olham para a frente e não vêem futuro, que estudaram ou não, e trabalham a recibos verdes, para patrões que não vou comentar aqui, não são só os jovens ... vamos lá ver em que dá esta manifestação e depois falamos... E já agora fico satisfeita deste meu comentário ser o primeiro!!!

    ResponderEliminar