Apesar da independência política obtida, os novos países africanos continuaram em muito dependentes das suas ex-metrópoles economicamente, devido ao seu atraso económico, consequência de anos de colonialismo. Grandes companhias europeias instaladas nas ex-colónias exploravam as matérias-primas,a mão-de-obra, os sectores agrícolas e extractivos a baixo preço, vendendo os seus produtos industrializados a altos preços. Isto representava mais um entrave ao desenvolvimento económico africano pois os lucros das empresas nunca eram investidos nos locais, e a troca comercial mostrava-se deficitária para os africanos.
Um novo conceito de afirmação internacional também fora criado : Terceiro Mundo. Associado ao Terceiro Estado, representação do povo nos Estados Gerais nas vésperas da revolução francesa, Terceiro Mundo designava os novos países de Africa de da Ásia, que eram simultaneamente os mais populosos e os mais pobres. Outro aspecto desta nova designação diz respeito à recusa da adesão a qualquer um dos blocos do mundo, procurando outras alternativas políticas. Em 1955, na conferência de Bandung tentou-se identificar a política do Terceiro Mundo. No entanto, com 29 delegações afro-asiáticas, as divergências políticas não permitiram encontrar unanimidade política. No entanto, foi possível definirem-se 3 pontos: 1- A condenação do colonialismo ou neocolonialismo; 2- O apelo à resolução pacífica das divergências internacionais; 3- Não compactuarem com a bipolarização do mundo.
Neste sentido, estes países fizeram um esforço para estreitarem as relações diplomáticas com os países colonizadores , o que se revelou numa forma de combate ao colonialismo.
O último ponto de Bandung deu aso à conferência de Belgrado (1961) em que se definiu uma política de Não-Alinhamento com os blocos Ocidental e Leste. Esta decisão tornou-se símbolo de liberdade e independência . No entanto, o fraco desenvolvimento económico continuou a ser um condicionante à afirmação do Terceiro Mundo, tendo-se verificado uma aproximação do Bloco de Leste que se apresentou mais adepto à causa por não ter relações com países ex-colonizadores, ao contrário dos EUA.
Sem comentários:
Enviar um comentário