sábado, 30 de abril de 2011

Reflexões de um Miúdo de Esquerda.

Desde muito novo percebi que era de esquerda. Sempre achei mais normal tentar estabelecer-se uma igualdade entre as pessoas do que criar um jogo onde alguns jogadores já têm mais avanço do que outros.

sábado, 23 de abril de 2011

O Futebol e a Democracia: Dois Amores em Crise.

 Talvez não se recordem, mas Portugal está numa crise politico-social-economica-democratica-demografica-tudo-e-mais-alguma-coisa. Aliás, a única coisa que escapa a esta crise são os adjectivos utilizados para a descrever pelos media. O que também não falta aos media são culpados, efeitos e agentes da crise. Ver o telejornal hoje em dia, faz-me lembrar os meus tempos na pré-primária quando todos os dias aprendia uma nova letra. A diferença é que agora todos os dias aprendemos novos nomes e novas causas da crise. No entanto, o sector de "soluções para a crise" dos media também parece estar em crise.
 Uma das coisas esquisitas que têm acontecido durante esta "crise" foi a manutenção do IVA no golf a 6%- "Que estupidez!"- pensei eu ingenuamente na altura. Pois bem, ficaria a cargo dos deuses provarem-me que afinal a camada política do país não seria assim tão otária como eu achava. A verdade é que para desanuviar da política comecei ir mais à bola apoiar a minha segunda paixão vermelha : o Benfas.
 Quando vi o 1-2 em casa contra o Porto, lembrando-me do 5-0 no Dragão e mais recentemente 1-3 na meia-final da Taça; percebi tudo: Os 6% do IVA no golf serviram para que as bolas de golf fossem acessíveis a todos os adeptos do Benfica, que na quarta-feira passada faziam nevar flocos de neve que podiam ter rachado cabeças. Mas as únicas cabeças a rachar foram as dos próprios benfiquistas ao baterem com  a cara numa parede qualquer após o golo do Falcão.
Ainda tenho um penso na testa.
Mas os nossos políticos (os da bola e os outros) são ainda mais inteligentes! O FMI vai ser a próxima organização de futebol com ligas internacionais. Se este ano, o fim da liga Europacontempla dois países conhecidos do FMI, a Irlanda (a final será em Dublin) e Portugal (a não ser que as 3 equipas morram todas num acidente de avião), para o ano a liga do FMI vai contar com Espanha, França, Itália, etc...

Quem sabe se a liga FMI na próxima época não vai ter excesso de participantes....